Massa folhada como você nunca viu

Massa folhada super simples para deixar seus lanches ainda mais saborosos! Nã…

A massa folhada é extremamente versátil, seja para fazer uma receita salgada ou doce, ela pode te acompanhar! Ela é uma massa coringa que pode harmonizar com diferentes bebidas e por isso, tem ganhado cada vez mais espaço no cardápio brasileiro.

Massa folhada como você nunca viu
Imagem e Reprodução: Massa folhada | Freepik

A massa folhada possui origem incerta, assim como a maioria das receitas antigas. Algumas teorias dizem que ela foi inventada na Antiguidade por egípicios, outros dizem que foram por gregos, outros acreditam fielmente que os franceses criaram essa maravilha.

Publicidade - OTZAds

Independente de quem a criou, nós iremos te ensinar a fazer a melhor receita de massa folhada!

Ingredientes para sua massa folhada

Essa receita não possui muitos ingredientes, eles são poucos e de fácil acesso. Por isso, atente-se a qualidade, pois quanto maior a qualidade dos seus ingredientes, melhor ficará sua massa folhada.

Publicidade - OTZAds
  • 500g de farinha de trigo
  • 1 xícara de água fria
  • 500g de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1 pitada de sal

A massa folhada já é muito gostosa sozinha, mas se você quiser algo para acompanhá-la, confira agora essa receita impecável de geleia de goiaba!

Modo de preparo

Para qualquer hora do dia e com qualquer acompanhamento, confira agora o passo a passo para preparar sua massa folhada. Depois que você começar a fazer, não vai querer parar.

  • Despeje a farinha e o sal em uma tigela grande. Abra um buraco no meio, como um vulcão. Caso você tenha uma batedeira planetária, use-a para preparar esta receita, será mais fácil.
  • Jogue a água no buraco do centro e, com as mãos, misture a farinha com a água fazendo movimentos circulares, no sentido de dentro para fora. Quando obtiver uma massa compacta e lisa, reserve.
  • Se perceber que a massa está muito mole depois de amassar por 2 a 3 minutos, coloque um pouco mais de farinha. Se estiver muito seca, adicione mais um pouco de água.
  • Para preparar a massa folhada caseira, a manteiga deve estar em temperatura ambiente: sólida, porém ligeiramente amolecida. Dessa forma, será mais fácil incorporar na massa.
  • Corte a manteiga em 8 cubinhos do mesmo tamanho. Se quiser usar margarina ao invés de manteiga, use-a ligeiramente gelada para atingir a mesma consistência do que a manteiga.
  • Polvilhe farinha em uma superfície e, com um rolo, abra a massa em formato de retângulo. Coloque 2 cubos de manteiga ao centro e feche, dobrando as duas pontas da massa por cima da manteiga. Depois, alise com o rolo, esmagando a manteiga dentro da massa. Deixe na geladeira por 30 minutos.
  • Tire a massa da geladeira e abra de novo em forma de retângulo com ajuda do rolo. Coloque mais 2 pedaços de manteiga no centro da massa, e dobre.
  • Volte a alisar com o rolo. Repita o mesmo processo por mais duas vezes, reservando na geladeira por 30 minutos entre cada etapa.
  • É importante repetir o processo de abrir a massa, colocar a manteiga, dobrar e abrir novamente, porque é isso que confere o aspecto característico de camadas à massa folhada.
  • Depois que adicionar toda a manteiga à massa, reserve a massa folhada na geladeira por 1 hora e ela estará pronta para ser usada!
  • Se preferir, pode congelar. Para isso, embrulhe bem em plástico filme e lembre de retirar do congelador cerca de 1 hora antes do uso.

Essa receita é ótima para cafés da manhã! Quer descobrir 9 receitas para seu café da manhã ser ainda mais saboroso? Clique aqui e confira.

Publicidade - OTZAds

O vídeo que descomplica

Se você ainda possui alguma dúvida, basta assistir o tutorial!

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, não esqueça de continuar acompanhando Guia da Culinária para atualizações diárias deliciosas.

Logo-guia-da-culinaria

Um dos maiores websites de receita de todo o Brasil! O Guia da Culinária foi criado em 2019 e com foco em difundir culturas e os sabores de todo o Brasil!

Grupo Reciperie


© Guia da Culinária. Todos os direitos reservados. Criado por AzarodHospedado com

Carregando suas receitas…

0