Receitas Com Linguiça Toscana

A linguiça toscana é um dos principais ingredientes para o churrasco por isso nós Brasileiros sempre temos boas experiências com ela. mas você não precisa limitar seu paladar, a Linguiça toscana é super versátil e pode ser utilizada em diversos pratos.

Para provar isso criamos esta lista com algumas das mais deliciosas receitas de linguiça toscana que você já experimentou, então pode começar a separar os ingredientes para mergulhar de cabeça nesse universo de sabor.

Receitas com Linguiça Toscana 

Presente em uma variedade de pratos a linguiça toscana faz parte da nossa mesa, desde os mais comuns petiscos com cebola passando por pratos super elaborados como o Ragu, tudo isso sem deixar de fora os clássicos como a macarronada ou o Hambúrguer, a toscana pode ser a atração principal da sua refeição.

História da Linguiça toscana

A História da linguiça toscana se confunde em grande parte com a história da Itália, tudo começou quando os Lucanos, uma tribo nômade se estabeleceu nas montanhas da itália, sendo uma tribo acostumada às mudanças rigorosas de temperatura e clima eles desenvolveram técnicas culinárias muito avançadas.

Entre as técnicas de maior peso para a culinária Lucana podemos sem dúvidas destacar a habilidade de embutir carnes, com uma capacidade de conservação muito maior do que outras tribos os Lucanos rapidamente tiveram sua cultura adotada dando origem a linguiça toscana como conhecemos hoje.

Passo a passo Linguiça toscana tradicional caseira

O processo de preparo da linguiça toscana tradicional é bastante simples, existem diversas variações da linguiça toscana mas a receita que vamos mostrar hoje é a base para todas as demais.

Quando feita em casa a linguiça toscana tem um sabor mais apurado e por conter menos conservantes e aditivos você vai ter certeza de estar se alimentando com qualidade mesmo ao comer um embutido.

Ingredientes linguiça toscana tradicional

Lembre de comprar carne suína apenas em açougues de confiança, antes de preparar é recomendado dar um choque térmico na carne, primeiro fervendo a mesma e em seguida esfriando com a adição de uma pedra de gelo, esse processo deve ser feito com cuidado para evitar queimaduras.

  • 1,8 kg de sobrepaleta suína
  • 600 g de gordura de lombo suíno
  • 38 g de sal
  • 6 g de sal de cura 1
  • 12 g de alho
  • 8 g de pimenta-do-reino
  • 72 ml de água
  • Tripa suína calibre 28/32

Modo de preparo linguiça toscana tradicional

Antes de começar o preparo da sua Linguiça toscana tenha certeza de lavar bem as mãos e todos os utensílios que for utilizar, ao fazer linguiça caseira a limpeza é fundamental para proteger sua saúde.

  1. Misture a carne e a gordura suína;
  2. Cubra com os temperos secos um a um;
  3. Adicione água. Misture bem;
  4. Faça um nó em uma ponta da tripa. Acrescente a massa, mas sem encher demais;
  5. Feche a outra ponta;
  6. Faça os gomos da linguiça enrolando a tripa.

Galeria de Imagens Linguiça Toscana

Que tal começar a nossa lista já com um gostinho de quero mais? separamos as fotos de cada uma das receitas desta lista para dar água na boca, mas não se preocupe, com a nossa ajuda você pode ter todas estas delícias na sua mesa o mais rápido possível. 

Dicas Receitas com linguiça toscana

  • Um dos segredos da linguiça toscana é ser mantida fresca, para ter o melhor sabor nas suas receitas é melhor comprar e utilizar ela ainda quando nova.
  • Capriche na hora de temperar, a linguiça toscana não precisa ter sempre o mesmo sabor, ela pode ser um prato diferente com sabor original sempre que você escolher o tempero.
  • Cuidado para não exagerar no sal, a linguiça toscana é naturalmente salgada então evite o uso excessivo de sal nas receitas que separamos para você.

1 – Linguiça Toscana com Tomate, Cebola e Pimentão

Deliciosa e simples de fazer, essa é uma receita de linguiça toscana que mesmo levando poucos ingredientes consegue mostrar um resultado cheio de fartura e cores lindas para qualquer prato.

O segredo para que esta receita de linguiça toscana com tomate, cebola e pimentão mantenha um sabor inconfundível é simplesmente não se prender a medidas fechadas, cada porção deve ser feita levando em consideração a proporção sem medições exatas.

Ingredientes Linguiça Toscana com Tomate, Cebola e Pimentão

Estes ingredientes são bastante simples de encontrar, então você não vai ter problemas na hora de preparar esta receita e você ainda tem a liberdade de adicionar algo com o seu estilo para dar um sabor extra. 

  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva;
  • 4 gomos de linguiça tipo Toscana;
  • 1 pimentão amarelo pequeno picado;
  • 2 tomates sem semente picados;
  • 1 cebola picada;
  • 1 col. (chá) de orégano;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 3 col. (sopa) de água.

Passo a passo Linguiça Toscana com Tomate, Cebola e Pimentão

Essa é uma receita de linguiça toscana com ingredientes bastante simples então a parte mais importante é prestar atenção ao tempo de preparo para evitar que a linguiça fique bem passada. 

  1. Comece aquecendo o azeite e selando as linguiças inteiras de todos os lados. Quando estiverem douradas, corte-as em fatias e volte para a frigideira para terminar de cozinhar. 
  2. Se você fatiar as linguiças cruas elas vão desmanchar, por isso é preciso fazer desta maneira.
  3. Abaixe o fogo e junte a cebola, os tomates e o pimentão. Junte 3 col. (sopa) de água para desprender a “borra” da linguiça que ficou no fundo da frigideira e adicionar sabor. 
  4. Tempere com orégano, sal e pimenta-do-reino. Mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando até os vegetais estarem cozidos.
  5. Você pode finalizar esta receita aqui que já ficará incrível, mas eu ainda gosto de levar ao forno na função “grill” por 5 minutinhos, só para dar aquele sabor de “tostado” nos vegetais. Aí é só servir com arroz branco feitinho na hora!

2 – Queques de linguiça e azeitona

O natal é uma época perfeita para preparar pratos tradicionais mas sem cair na mesmice, então essa receita de queques linguiça toscana e azeitona é uma das comidas que mais combinam com a época, perfeita para a ceia em família. 

Os queques de linguiça com azeitona são perfeitos para servir como entrada antes da ceia, eles são deliciosos e nutritivos, além disso as crianças vão adorar e você vai ganhar tempo enquanto termina de preparar a mesa. 

Ingredientes Queques de linguiça e azeitona:

Para garantir que a massa fique com a textura certa é importante ficar de olho nos ingredientes, tenha certeza de escolher a qualidade e garanta um resultado superior que sua família vai adorar. 

  • 100 g de farinha de milho
  • 150 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 5 ovos grandes
  • 1 dl de leite
  • 70 g de linguiça
  • 50 g de azeitonas verdes recheadas com pimento
  • pimenta preta a gosto
  • sal a gosto

Passo a passo Queques de linguiça e azeitona

Essa receita conta com uma mistura de farinhas que combina muito bem criando uma textura incomum, além disso o recheio de azeitona pode ser alterado por, por exemplo queijo Feta, use sua criatividade. 

  1. Bater a manteiga com com os ovos e o leite.
  2. De seguida, adicionar as farinhas e o fermento. Mexer.
  3. Juntar a linguiça, limpa de pele e cortada em pedaços pequenos.
  4. Adicionar as azeitonas cortadas às rodelas. Temperar com sal e pimenta preta acabada de moer. Mexer.
  5. Untar doze formas de queques com manteiga. Distribuir a massa pelas formas.
  6. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 minutos.

3 – Canapés de polenta brustolada

Polenta é um prato trazido pelos imigrantes italianos que faz parte da alimentação diária da maioria das famílias das regiões colonizadas por italianos no Rio Grande do Sul. os canapés polenta brustolada consiste em “sapecar” a polenta em uma chapa muito quente para que forme uma casquinha por fora e continue macia por dentro.

Que tal preparar canapés de polenta? É uma ótima dica para servir como entrada.

A polenta é uma das receitas mais versáteis, basta mudar o formato, o tamanho da porção e pronto, com os canapés de polenta brustolada você pode ter um prato principal para uma refeição em família ou quem sabe um aperitivo

Ingredientes para a polenta brustolada com linguiça toscana:

  • 1 litro de água
  • 400g de farinha de milho (aprox)
  • Sal

Ingredientes para finalizar:

  • Queijo mussarela fatiado
  • Linguiça calabresa fininha
  • Tomilho fresco

Modo de fazer Polenta Brustolada com Linguiça toscana:

O mais importante desta receita é fazer tudo com calma, ela pode ser um pouco complicada na primeira tentativa então leia cada passo com atenção e se precisar chame alguém para ajudar. 

  1. Leve ao fogo uma panela com a água, adicione um pouco de sal, assim que a água ferver, comece a adicionar a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre com uma colher-de-pau e cuidando para não empelotar. Você deverá mexer por aproximadamente 40 minutos, ajuste o sal e assim que estiver pronta coloque em um refratário ligeiramente molhado, deixe esfriar. O ideal é refrigerar para que esteja totalmente firme na hora de cortar.
  2. Em uma frigideira coloque as linguiças cortadas com espessura de aproximadamente 5mm e um pouco de azeite de oliva, doure bem e reserve.
  3. Assim que a polenta estiver bem firme e fria, corte usando um cortador de aproximadamente 3cm de diâmetro, dessa forma você obterá formas cilíndricas, então fatie a polenta bem fininha. Leve para “brustolar” em uma chapa para polenta, caso não tenha essa chapa você pode fazer em uma frigideira bem quente, assim que formar uma casquinha seca por fora, vire a polenta para que fique igual nos dois lados.
  4. Retire a polenta da chapa/frigideira arrume em um prato e imediatamente coloque um pedaço de queijo cortado (um pouco menor que a polenta) sobre cada fatia, em seguida coloque uma rodela de linguiça, polvilhe tomilho e sirva em seguida.

4 – Bolinho Assado de Batata com Linguiça

O melhor da Linguiça toscana é que ela pode ser utilizada a qualquer momento, nessa receita você pode juntar a linguiça toscana com algumas batatas que você já deve ter na geladeira e pronto, o resultado vai ser fantástico.

Nesse caso escolhemos criar a receita de Bolinho Assado de Batata com Linguiça em formato circular, mas você pode aproveitar e fazer uso das forminhas que tiver em casa, o sabor vai ser delicioso e o formato fica por conta da sua criatividade.

Ingredientes Bolinho Assado de Batata com Linguiça:

Você deve aproveitar o momento para escolher os ingredientes de acordo com a sua preferência, tente respeitar as quantidades dos ingredientes mas sinta-se livre para adicionar algo e dar o seu próprio toque especial. 

  • 2 batatas grandes cozidas;
  • 2 unidades de linguiça defumada;
  • 1 punhadão de salsinha (o quanto você quiser);
  • 1/2 colher (sopa) de azeite;
  • 1 pitada de sal e temperinhos de sua preferência (usei orégano e alho em pó).

Passo a passo Bolinho Assado de Batata com Linguiça

Essa receita tem um passo a passo bastante simples que você pode aproveitar para fazer junto com as crianças, é a oportunidade perfeita para deixar os pequenos ajudarem na cozinha na hora de modelar, mas lembre de tomar cuidado com o fogão.

  1. Cozinhe a batata em água fervente até ficar bem molinha. O ideal é usar a batata de casca rosa que tem menos água. Mas se você não encontrar pode usar a batata comum. 
  2. Coloque no processador batata ainda quente, a linguicinha, a salsinha, o sal e os temperinhos que você quiser. Triture até virar uma massa pegajosa.
  3. Transfira para um recipiente e deixe esfriar (pode até colocar na geladeira). Quando estiver completamente fria, passe um pouco de azeite nas mãos e faça bolinhas. Achate-as para que assem bem. Eu prefiro bolinhas menores, porque ficar mais sequinhas.
  4. Eu usei um tapetinho de silicone para assar (coloque “Silpat” no google se quiser saber do que se trata), mas você pode usar assadeira normal untada com óleo ou azeite.
  5. Os meus ficaram 25 minutos no forno em 200º (o forno estava preaquecido), mas como cada forno tem suas peculiaridades sugiro
  6. ficar de olho. Não precisa virar os bolinhos. Eles ficam dourados e crocantes por baixo e bem molinhos no meio.
  7. Para acompanhar sugiro um molhinho feito mostarda e mel. Eu compro a mostarda pronta já com mel e misture uma colherinha de creme de leite para tirar um pouco a acidez! Petisco delicioso!!!

5 – Bolinho de arroz com linguiça e mussarela

Perfeito para matar a fome sem necessidade de comprar muitos ingredientes, esse bolinho de arroz com linguiça calabresa e mussarela é um ótimo petisco para o final da tarde ou para servir de entrada na hora de receber as visitas para o jantar.

A melhor característica do Bolinho de linguiça toscana e Mussarela é que ele é super fácil e rápido de fazer, perfeito para servir quando as visitas aparecem de última hora e você não tem tempo de preparar algo mais complicado. 

Ingredientes Bolinho de Arroz com Linguiça calabresa e mussarela

O melhor deste bolinho é que ele pode ser feito com ingredientes que você já tem em casa, então quando cozinhar arroz sobrando e não souber o que fazer, aproveite a oportunidade para conquistar todos com seus bolinhos.

  • 1 xícara de arroz cozido
  • 1 linguiça fina picada ou moída
  • 1/2 xícara de queijo muçarela ralado
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar em imersão

Passo a passo bolinho de arroz com linguiça toscana e mussarela

Esta é uma receita bastante simples então se você não tem experiência na cozinha mas quer preparar um prato saboroso sem muitas chances de errar, essa pode ser a sua oportunidade ideal. 

  1. Coloque a linguiça em uma frigideira seca e levar ao fogo baixo para que ela cozinhe e doure a gosto. Escorra em papel toalha caso solte muita gordura.
  2. Misture o arroz com a linguiça, o queijo, a salsa, o ovo e o iogurte. Adicione o amido e misture bem.
  3. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  4. Aqueça o óleo em fogo médio e vá colocando a massa do bolinho de arroz no óleo às colheradas. Deixando espaço entre elas. Frite até dourar.
  5. Escorra sobre papel e sirva em seguida.

6 – Linguiça Acebolada ao Shoyu e Melado de Cana

Perfeita pra compartilhar com os amigos e uma cerveja bem gelada. Ou seja: tem cara de final de semana! É a Linguiça Acebolada ao Shoyu e Melado de Cana.

O toque especial fica por conta do melado de cana, que acentua o adocicado da cebola refogada com shoyu. O mix agridoce “aveluda” a linguicinha, que nesse caso foi a toscana fininha, e assim nasce a Linguiça Acebolada ao Shoyu e Melado de Cana.

Ingredientes Linguiça Acebolada ao Shoyu e Melado de Cana

Essa receita tem um sabor agridoce que pode não ser o seu estilo, então se você tem um paladar infantil pode não gostar do resultado, portanto, prefira oferecer essa receita aos adultos acostumados a novas experiências culinárias.

  • 2 linguiças calabresas do tipo fininha
  • 1/2 cebola fatiada
  • 1 colher de sopa de óleo (para refogar a linguiça)
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1 colher de sopa de melado de cana

Passo a passo Linguiça Acebolada ao Shoyu e Melado de Cana

O processo de preparo é bastante simples, você apenas precisa de alguns minutos no fogo então deixe para fazer o mais próximo possível do momento de servir, o sabor vai ficar mais aguçado. 

  1. Corte as linguiças na diagonal. Reserve.
  2. Corte as cebolas em rodelas. Reserve.
  3. Esquente uma frigideira em fogo médio com a colher de sopa de óleo. Doure as linguiças sem deixar queimar.
  4. Acrescente a cebola e o shoyu. Mexa de vez em quando para não deixar a linguiça nem a cebola queimar.
  5. Por fim, acrescente o melado de cana e envolva todas as linguiças e cebola com o ingrediente. Sirva a seguir.

7 – Arroz com Lentilha e Linguiça toscana

Essa é uma receita mais simples, perfeita para trazer para a sua casa aquele sabor de comida caseira que sua mãe costumava fazer, domine essa receita e você vai receber muitos elogios.

Esse arroz com Lentilha e Linguiça toscana é uma ótima pedida para o almoço, tem um alto valor nutricional com uma quantidade relativamente baixa de calorias, perfeito para matar a fome sem descuidar da saúde. 

Ingredientes Arroz com Lentilha e Linguiça toscana

  • 1 cebola pequena picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 xícara de linguiça tipo calabresa picada em rodelas (usei aquela fininha);
  • 1 tomate sem semente picado;
  • 1 xícara (chá) de lentilha;
  • 1/2 xícara de pimentão amarelo picado em cubos;
  • 1 xícara (chá) de arroz;
  • Sal e pimenta de acordo com seu gosto;
  • Salsinha para decorar.

Passo a passo Arroz com Lentilha e Linguiça toscana

  1. Não se preocupe, embora seja um prato com uma aparência linda ele não é dificil de preparar, você vai conseguir um resultado atraente mesmo se for um chef iniciante. 
  2. Comece deixando a lentilha de molho em água por 2 horas.  Após este tempo, escorra, descarte a água.
  3. Refogue a linguiça, a cebola e o alho com um pouco de azeite. Junte o pimentão e o tomate e misture bem. Some a lentilha e em seguida o arroz. Acrescente o sal e a pimenta do reino.
  4. Cubra com água fervente, como se faz normalmente no preparo de arroz branco. Deixe a panela tampada mas com uma folguinha para sair o vapor em fogo baixo até o arroz estar bem cozido.
  5. Salpique salsinha na hora de servir.

8 – Arroz com frango e linguiça tipo paella

Essa receita é bem no estilo “joga tudo na panela”. Super simples, saborosa, rende bastante, e não tem quem não goste. Imagine o sabor de tudo junto: frango, linguiça, arroz, vagem, açafrão…

O Arroz com frango e linguiça tipo paella fica bom com tudo, mas essa é uma receita que vai além do básico, uma Paella com sabor de receita profissional mas com a facilidade de preparo que torna ela uma boa opção para o almoço em família no domingo.

Ingredientes Arroz com frango e linguiça toscana

Para manter o sabor equilibrado nessa receita é importante ficar atento as quantidades, caso um dos ingredientes esteja muito fora da medida pode afetar o sabor de forma imprevisível então fique atento.

  • ¼ de colher de chá de açafrão verdadeiro 
  • 300 g de filé de peito de frango cortado em tiras
  • 150 g de linguiça (do tipo que desejar) cortada em rodelas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cenoura pequena cortada em rodelas grossas
  • 100 g de vagem cortadas em 4 partes
  • 500 ml de caldo de frango
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • 1 e ½ colher de chá de sal
  • 1 xícara de chá de arroz agulhinha
  • Salsa picada a gosto

Passo a passo Arroz com frango e linguiça toscana

  1. Coloque dois dedos de água em um copo e acrescente o açafrão. Deixe que ele fique de molho por 20 minutos.
  2. Coloque a vagem em uma panela pequena e cubra com água. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra a água e reserve a vagem.
  3.  Em uma panela rasa ou frigideira grande refogue a cebola e o alho no azeite até que a cebola fique transparente. (essa panela deve ser grande o suficiente para caber todos os ingredientes).
  4. Junte o frango e a linguiça e refogue até que dourem um pouco.
  5. Coloque na panela a cenoura e a vagem. Junte o caldo de frango, a páprica, o sal e o açafrão que estava de molho, coloque também a água do molho do açafrão. Mexa bem.
  6. Deixe ferver e junte o arroz espalhando sobre os outros ingredientes. Quando retomar a fervura abaixe o fogo para bem baixo. Deixe cozinhar por 10 minutos. Tampe a panela usando uma tampa ou coloque sobre ela um pedaço de papel laminado.
  7. Deixe o arroz cozinhar por mais 15 minutos ou até que fique macio e a água seque.
  8. Salpique com salsinha e sirva. 

9 – Feijão Preto com Linguiça toscana

Feijão preto com linguiça é como uma “quase” feijoada, ou uma opção mais magra. Para acompanhar, arroz branco básico, farofinha de sua preferência e couve refogada!

Esse é aquele tipo de prato que você pode levar para a mesa 3 vezes por semana e ninguém vai enjoar, o Feijão Preto com Linguiça toscana é uma combinação perfeita de sabor sem comparação e qualidade de ingredientes. 

Ingredientes feijão preto com Linguiça toscana

Felizmente esse é um prato que você pode fazer rápido e com poucos ingredientes, então apenas escolha os que mais combinarem com o seu paladar.

  • 250g de feijão preto
  • 2 folhas de louro
  • 3 dentes de allho amassado
  • ½ quilo de linguiça refogada e picada
  • 2 tabletes de caldo ( sabor de sua preferência) 
  • couve que é refogada ( um punhado)
  • azeite e alho ( a gosto)

Passo a passo feijão preto com linguiça toscana

Essa receita é super versátil então você não precisa se limitar, caso queira dar um sabor extra basta adcionar outros tipos de linguiças ou embutido de sua preferência. 

  1. Cozinhe 250g de feijão preto com 2 folhas de louro na panela de pressão com uns 3 dedos de água acima do nível do feijão. Deixe no fogo cerca de 20 minutos depois que pegar pressão.
  2. Refogo com uma cebola e 3 dentes de alho amassado um prato de sobremesa de linguiças picadas, pode ser as que você tiver em casa. 
  3. Junte o feijão já cozido, 2 tabletes de caldo, pode ser qualquer um (usei um de bacon e um de costela). Deixe ferver até engrossar em fogo médio. Vai mais uns 15 minutos no fogo. Acerte o sal e jogue uma pimentinha ( com moderação de acordo com seu paladar).
  4. Para acompanhar não pode faltar a couve que é refogada  apenas com azeite e alho e salgada ao final.

10 – Feijão branco com lombo e linguiça toscana

Muita gente não conhece – ou não tem o hábito – de colocar feijão branco no prato. Ele pode ser preparado de várias formas. Mas, a ideia aqui é fazer da forma tradicional e adicionar toscana e lombo de porco.

Resultado de imagem para feijão branco com lombo e linguiça

O feijão Branco é o preferido na hora de fazer sopas ou para acompanhar salada, mas ele também fica delicioso preparado com carnes e linguiças por isso você precisa experimentar o Feijão branco com lombo e linguiça toscana.

Ingredientes feijão branco com Lombo e linguiça toscana

  • 250 de feijão branco deixado de molho de véspera
  • 1 linguiça toscana em pedaços
  • 200 g de lombo de porco defumado em pedaços
  • 1 folha de louro
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola média picadinha
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Sal a gosto

passo a passo feijão branco com lombo e linguiça toscana

Preparar feijão depende principalmente da sua capacidade de utilizar os temperos na medida certa, então tente manter um sabor equilibrado sem forçar o feijão para não acabar perdendo o sabor da linguiça e do lombo. 

  1. Descarte a água do molho do feijão.
  2. Coloque o feijão em uma panela de pressão (ou panela comum se você não tiver de pressão).
  3. Junte a linguiça, o lombo e a folha de louro. Cubra com água ultrapassando dois dedos acima do feijão.
  4. Leve ao fogo por aproximadamente 40 minutos ou até que o feijão fique bem macio e comece a soltar caldo.
  5. Em uma frigideira à parte refogue o alho e cebola até dourarem bem.
  6. Junte o tempero ao feijão e tempere com sal.
  7. Deixe-o cozinhar em panela destampada até o feijão pegar gosto e o caldo ficar mais espesso e cremoso como da foto acima.
  8. Sirva com arroz, legumes e os acompanhamentos de sua preferência.

11 – Espaguete ao molho bolonhesa de Linguiça toscana

Molho bolonhesa é certeza de agradar o paladar de quase todo mundo. Nessa opção, feita com linguiça, você também pode adicionar especiarias ao seu gosto para dar um sabor especial único. 

Essa receita é perfeita para matar a fome quando você tem muitas visitas em casa ou para conquistar pelo estomago aquela pessoa super especial de uma vez por todas.

Ingredientes Espaguete ao molho bolonhesa de Linguiça toscana

Você pode usar qualquer espaguete que seja de sua preferência, nesse caso usamos o mais fino mas você pode usar sua imaginação para montar o prato da sua preferência.

  • 4 gomos de linguiça de pernil fresca
  • 1/2 cebola grande (ou 1 pequena) picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 10 azeitonas picadas
  • 1 sachê de extrato de tomate (340g)
  • 1 xícara de água
  • sal à gosto
  • pimenta calabresa e pimenta do reino à gosto (opcional)
  • 1 pitadinha de açúcar
  • 1 pitadinha de ajinomoto (glutamato monossódico)
  • cheiro-verde à gosto
  • folhas de manjericão
  • espaguete cozido al dente

Passo a passo Espaguete ao molho bolonhesa de Linguiça toscana

Vamos focar na parte da receita em que você prepara o seu molho bolonhesa usando a linguiça toscana então você pode fazer espaguete usando sua receita tradicional preferida.

  1. Primeiro, retire a pele da linguiça e desmanche-a já na panela.
  2. Refogue sem óleo, e aos poucos vá retirando os pedaços de gordura que tem no meio (eles são meio grandes e borrachentos, eu não gosto). 
  3. Depois, adicione um tantinho de água, vá mexendo para que a linguiça se desmanche, e até que a água seque e está doure. Feito isso, adicione a cebola, o alho e a cenoura de uma vez, mexa bem até que dê uma refogada e adicione as azeitonas sem caroço picadas.
  4. Depois, acrescente o sachê de extrato de tomate, e a xícara de água (coloque-a dentro do sachê pra aproveitar tudo! hehehe). Acerte o sal e adicione os temperos à seu gosto e experimente. Deixe ferver um pouquinho e desligue.
  5. Sirva por cima do macarrão, com parmesão ralado e folhinhas de manjericão para decorar.
  6. Pensa numa pessoa feliz depois de almoçar… muito bom!!!

12 – Penne ao Molho de Tomates e Linguiça toscana

O tchan desse prato é, sem dúvida, o molho! Linguiça, tomate, pimentão, caldo de legumes e extrato de tomate formam aquele molho bonito e espesso, que derrete na boca.

Ingredientes Penne ao Molho de Tomates e Linguiça toscana

Esse prato é perfeito para ocasiões especiais mas sem ser esnobe, você pode servir ele em um almoço informal com a família ou em um grande evento de noivado ou casamento, ele cai bem em qualquer momento.

  • 500 g de Penne ou Fusili
  • 300 g de linguiça fresca (usei a toscana)
  • 2 colheres de azeite
  • 4 tomates picados
  • 1 cebola picada
  • 1/2 Pimentão picado (verde ou amarelo)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de café de açúcar
  • 3 colheres de sopa de extrato de tomates
  • 100 ml de água ou caldo de legumes
  • pimenta calabresa ou dedo de moça seca a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha fresca picada a gosto
  • parmesão ralado para servir

Passo a passo Penne ao Molho de Tomates e Linguiça toscana

O preparo deste prato é bastante simples e leva apenas 30 minutos para ficar pronto, ele tem um sabor melhor quando servido quentinho então procure não começar muito antes do momento de servir.

  1. Cozinhe a massa em água e sal. Escorra e depois regue com azeite e junte a salsinha, misture bem. Reserve.
  2. Retire a pele das linguiças, retire o excesso de gordura, desmanche a carne com picando com uma faca. Reserve.
  3. Aqueça o azeite em uma panela média. Refogue o alho, a cebola e o pimentão até murchar. Junte a linguiça aos poucos e refogue mais um pouco.
  4. Acrescente os tomates e cozinhe até desmanchar. Junte a água ou o caldo de legumes. Deixe cozinhar até reduzir na metade. Junte o extrato de tomates e o açúcar. Tempere com sal e pimenta do reino.
  5. Cozinhe por mais alguns minutos e acrescente a pimenta calabresa. Se achar o molho muito grosso coloque mais água e cozinhe mais alguns minutos.
  6. Finalize com o parmesão ralado.

13 – linguine à carbonara de linguiça toscana

Essa receita fica visualmente muito bonita, e deliciosamente tentadora. Novamente, a combinação da linguiça com o bacon, pra começar. O diferencial do prato fica por conta das gemas cozidas.

Ingredientes linguine à carbonara de linguiça toscana

A linguiça toscana surgiu na região da itália então nada mais justo do que escolher uma das mais deliciosas receitas italianas e ficar com água na boca, você vai querer preparar hoje mesmo.

  • 500 g de linguiça crua
  • 100 g de bacon picado
  • 500 g de linguine (ou outra massa de sua preferência, mas que seja alguma de tiras compridas, como fettuccine, tagliatelle, spaghetti)
  • 4 gemas grandes de ovos
  • 100 ml de creme de leite
  • 100 g de queijo parmesão ralado na hora
  • sal
  • pimenta do reino
  • salsinha fresca picada a gosto

Passo a passo linguine à carbonara de linguiça toscana

  1. Com o auxílio de uma faca, corte as linguiças no sentido longitudinal e retire todo o recheio, descartando a membrana. Fica tipo uma carne moída. Não é preciso temperar, mas eu costumo colocar um pouquinho de pimenta calabresa porque gosto mais picante. 
  2. Com esse recheio, faça pequenas bolinhas, mais ou menos do tamanho de uma bolinha de gude. Numa frigideira, doure o bacon em fogo médio. Assim que ele estiver corado, retire. Se houver muita gordura restante, jogue um pouco fora. 
  3. Utilize a gordura que restar na frigideira para fritar as bolinhas, com cuidado pra não desmanchar. Não coloque tudo de uma vez, sob o risco de ficar difícil de mexê-las na frigideira. Reserve assim que todas estiverem prontas.
  4. Cozinhe o macarrão seguindo as instruções e o tempo da massa que você comprar. Enquanto isso, misture o creme de leite com as gemas e metade do queijo e tempere com o sal e a pimenta do reino. 
  5. Quando o macarrão estiver pronto, misture uma concha da água do cozimento nessa mistura. Escorra o macarrão, coloque numa travessa e imediatamente despeje a mistura ali. É a junção da água quente e o macarrão quente que vai fazer com que o ovo cozinhe ligeiramente e fique mais espesso. 
  6. Volte o bacon e as bolinhas de linguiça para a frigideira onde foram feitos e dê uma leve aquecida. Misture na massa, junto à salsinha picada. Sirva em seguida, com o restante do queijo parmesão ralado (se quiser rale mais!).

14 – Fettuccine ao molho de forno de linguiça com erva doce

O mais legal desse molho é que ele é feito no forno. Ou seja, tudo fica mais gostoso e suja só um recipiente.

Essa é a receita perfeita para quando você quer caprichar no preparo mas não quer deixar a cozinha bagunçada, ideal para surpreender as visitas.

Ingredientes Fettuccine ao molho de forno de linguiça com erva doce

São apenas alguns ingredientes mas para tornar o sabor inesquecível é importante caprichar na escolha, então lembre de usar os ingredientes mais frescos.

  • Linguiça toscana (eu uso umas do Porco Feliz)
  • Tomate pelado em lata ou polpa de tomate (o que você tiver em casa)
  • 1 cebola fatiada em meia lua
  • Vinho branco (1 taça basta)
  • Tomate (se tiver)
  • Erva doce (eu usei fresca, mas vale da seca também)
  • 1 pacote de Fettuccine 

Passo a passo fettucine ao molho de forno de linguiça com erva doce

Vamos focar a receita na preparação do molho então você já pode ir preparando o fettucine com sua receita normal.

  1. Coloque as linguiças numa forma refratária e junte as cebolas, a erva doce e os tomates frescos. Regue com vinho branco e leve ao forno pré-aquecido até cozinhar e dourar.
  2. Quando a linguiça tiver pegado esse bronzeado lindo, coloque o tomate pelado ou a polpa.  Misture bem e volte ao forno (alto) para dar uma apurada, 5 minutos bastam. Retire do forno, coloque a massa no molho e volte ao forno por dois minutos (ou o tempo de cozimento indicado pelo fabricante). O importante é dosar a quantidade de molho e massa. O ideal é que fique proporcional, para não encharcar demais.

15 – Risoto de linguiça com vinho tinto e feijão fradinho

Todo mundo sabe que o ingrediente principal de um risoto é o arroz. Nessa receita, o feijão entra no mix de ingredientes. Anote aí: fradinho, vinho tinto e caldo de carne tornam esse prato irresistível!

receitas-com-linguica-29

Saboroso, diferente e simples, esse é um daqueles pratos que você vai se apaixonar depois de fazer a primeira vez e a receita vai virar uma tradição de família.

Ingredientes Risoto de linguiça com vinho tinto e feijão fradinho

Você pode escolher o vinho tinto de sua preferência mas lembre que o sabor não deve afogar os sabores dos outros ingredientes então não exagere na dose.

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 250 g de linguiça fresca de qualidade
  • ½ xícara de feijão fradinho cru
  • ½ xícara de vinho tinto
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 l de caldo de carne (prefira caseiro)
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • ½ xícara de queijo parmesão de qualidade

Passo a passo Risoto de linguiça com vinho tinto e feijão fradinho

Preparar esta receita leva um tempo considerável então se quiser servir no almoço comece a preparar com alguma antecedência e fique de olho no fogo para não perder o ponto.

  1. Coloque o feijão fradinho em uma panela com água e cozinhe até que esteja al dente, pois ele será acrescentado no final do preparo do risoto e não pode ficar cozido demais. Escorra e reserve.
  2. Retire a pele da linguiça, coloque em uma panela com o azeite e refogue muito bem, acrescente a cebola e o alho e refogue, acrescente o arroz e o vinho.
  3. Mexa até que os líquidos estejam secos, então comece a acrescentar o caldo de carne, colocando uma concha por vez.
  4. Quando o arroz estiver quase no ponto adicione o feijão, cozinhe acrescentando o caldo necessário, desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão.
  5. Mexa bem, experimente e se necessário adicione sal.

16 – Risoto De Linguiça toscana

O bom do risoto é a cremosidade inconfundível do prato. A receita é bem simples, mas preparada da forma correta, é um prato charmoso e, o mais importante, delicioso.

Ingredientes Risoto De Linguiça toscana

Essa é uma das mais tradicionais receitas de risoto italiano então escolha os ingredientes de forma a montar o melhor prato possível, ainda assim você provavelmente vai conseguir encontrar tudo com facilidade.

  • 150 gramas de arroz arbóreo
  • 120 gramas de linguiça toscana
  • 01 cebola pequena
  • Azeite de oliva para refogar
  • 150 ml de vinho branco – 
  • Caldo de carne ou de legumes (caseiro) – o quanto baste
  • 50 gramas de queijo parmesão ou grana padano ralado na hora
  • 25 gramas de manteiga
  • Sal e pimenta a gosto

passo a passo Risoto de linguiça toscana

O preparo desta receita é bastante rápido então você pode fazer esse super prato mesmo de última hora, mas cuidado para não se atrapalhar na ordem das instruções.

  1. Refogue a cebola picada e a linguiça triturada em azeite de oliva. Acrescente o arroz, mexendo em “8” para não queimar, adicione o vinho, mexendo sempre, até secar. 
  2. Vá acrescentando o caldo aos poucos para que o arroz solte amido e fique cremoso…mexendo sempre. Quando o arroz estiver no ponto, tempere com sal e pimenta a gosto. 
  3. Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e a manteiga. Misture bem, feche a panela e espere uns 5 minutos antes de servir.

17 – Linguiça trufada assada

O nome da receita é bonito, mas o sabor é fantástico e o aroma inigualável: toscana, cebola, uva passa, molho de tomate, redução de balsâmico trufado, manjericão, azeite e mel.

Para quem adora receber os amigos em casa é importante conhecer algumas boas receitas de petiscos, essa é sem dúvidas uma que vai entrar na sua lista para sempre.

Ingredientes Linguiça trufada assada

Os ingredientes podem variar um pouco caso você tenha uma inspiração e queira experimentar algo ou se suas visitas não gostam de algum dos ingredientes, o importante é manter o sabor equilibrado.

  • 500g de linguiça calabresa cortada em cubos
  • 2 cebolas cortadas
  • 300g de uva passa
  • 100ml de molho de tomate
  • 2 colheres de sopa de redução de balsâmico trufado
  • 1 colher de sopa de manjericão desidratado
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de mel

Passo a passo Linguiça trufada assada

O preparo desta receita é super simples, porém tenha cuidado para não afogar a linguiça no molho, use quantidades moderadas.

  1. Misture o molho de tomate, redução de balsâmico, manjericão, azeite e mel.
  2. Em um refratário, coloque as linguiças, cebolas e passas, misturando bem.
  3. Regue com o molho e leve ao forno baixo por 45 minutos.
  4. Sirva pura com alguns palitos espetados
  5. ou acompanhando algumas torradinhas e parmesão.

18 – Linguiça assada com vinho e alecrim

Não tem segredo de chef, a receita é simples mesmo. Além de ser um prato saboroso, deixa a casa perfumada, com os aromas do vinho tinto, cebola e alecrim.

Perfeita para usar como tira gosto na hora do jogo ou apenas para relaxar e aproveitar o momento com os amigos e alguns drinques.

Ingredientes linguiça assada com vinho e alecrim

Ingredientes simples para uma receita simples, você com certeza consegue encontrar rapidamente os ingredientes mesmo se decidir preparar em cima da hora.

  • 1 kg de linguiça toscana
  • 1/2 xícara (de chá) de vinho tinto
  • 1 ramo de alecrim
  • 6 cebolas pequenas
  • Sal
  • Óleo para untar

Passo a passo linguiça assada com vinho e alecrim

  1. Essa receita realmente não tem mistério, você vai conseguir preparar com facilidade mesmo que seja a sua primeira vez preparando algo.
  2. Unte uma forma refratária com o óleo, arrume as linguiças e as cebolas descascadas. Despeje o vinho sobre as linguiças e as cebolas. Polvilhe o sal e o alecrim, mas tire o cabinho, use só as folhas. Leve ao forno médio até dourar.
  3. As cebolas podem queimar um pouco então, na hora de servir retire essa camada da cebola.

19 – Caldo de linguiça e legumes

Essa é uma ótima opção para adicionar legumes na alimentação das crianças que batem o pé para nem experimentar um “verdinho”. A receita leva jiló, guariroba e milho. A linguiça vem para dar aquele sabor que qualquer criança ama.

Depois de experimentar este caldo suas crianças nunca mais vão reclamar de comer legumes e verduras, além disso você também vai adorar a nova especialidade no seu repertorio. 

Ingredientes caldo de linguiça e legumes

A lista de ingredientes que colocamos nesta versão da receita é o bastante para dois adultos ou três crianças, se decidir aumentar a proporção tome cuidado para não exagerar. 

  • 7 espigas de milho batidas no liquidificador e passadas na peneira
  • 1 cebola média
  • alho picadinho
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 caldo de galinha
  • 1 xícara de chá de jiló em rodelas finas
  • 1 xícara de chá de guariroba em conserva fatiada
  • 1 xícara de chá de linguiça de frango frita e picada
  • 2 fatias de mussarela
  • pimenta do reino branca a gosto
  • sal a gosto

Passo a passo caldo de linguiça e legumes

Uma das receitas com o preparo mais simples da nossa lista, basta seguir a descrição com confiança e você vai ter um resultado incrível no final.

  1. Tire os grãos de milho das espigas com a ajuda de uma faca, bata no liquidificador com um pouco de água filtrada (para facilitar) e passe na peneira. Reserve este caldo. 
  2. Frite a linguiça, pique em rodelinhas e reserve também. Pique também o jiló e deixe de molho em água filtrada com um pouco de limão, para não escurecer. 
  3. Numa panela coloque a manteiga, a cebola e o alho picadinho e deixe refogar. Despeje o caldo do milho, adicione o caldo de galinha e a linguiça. 
  4. Mexa bem, tampe e deixe o milho cozinhar, por +ou- uns 20 minutos a 30 minutos. Depois do cozimento, adicione a guariroba e o jiló levemente refogado antes em azeite e alho.
  5. Acerte o sal, coloque uma pitada de pimenta e pronto. 
  6. Na hora de servir pique em tiras finas as fatias de mussarela e coloque sobre o caldo. Um jiló pequenino e inteiro finalizou o prato antes de ir pra mesa.

20 – Pão de Linguiça e Cerveja

Um pãozinho delícia feito com cerveja. Calma, não é difícil. Basta trocar os ingredientes. Em vez de água, cerveja – e a de sua preferência, naturalmente. Com a toscana no recheio, nem precisa dizer que vira o petisco perfeito, não é?

O que é aquilo? Uma receita? E salgada? Será um milagre? É uma pegadinha? Sim, temos uma receita de pão e com recheio salgado. Um belo de um Pão de Cerveja e Linguiça.

Ingredientes pão de linguiça e Cerveja 

O mais importante é manter a concentração para não acabar com a cerveja antes mesmo de começar a receita.

  • 5 g fermento biológico seco instantâneo
  • 25 mL água morna (~40ºC)
  • 500 g farinha de trigo ( + para sovar)
  • 10 g açúcar cristal
  • 01 ovo
  • 250 mL cerveja tipo Lager (ambar com notas de caramelo, toffee)
  • 10 g sal refinado
  • 15 mL azeite
  • 170 g linguiça tipo toscana(cozida e defumada; ralada ou triturada)
  • Salsinha e cebolinha picada (opcional)

Passo a passo pão de linguiça e Cerveja

Essa é a parte mais importante do preparo, você precisa ficar atento durante todo o preparo para que o seu pão não fique muito duro mas também não acabe ficando cru.

  1. Misture fermento biológico seco instantâneo com a água morna. Reservar por 5 minutos.
  2. Numa tigela misture farinha de trigo e açúcar cristal. Acrescente o ovo e fermento biológico hidratado.
  3. Começar a sovar e adicionar a cerveja aos poucos. A sova pode ser manual ou na batedeira com batedor gancho, se a sua máquina tiver.
  4. Na sequência, o sal e continue sovando. Então, o azeite.
  5. Sovar até atingir o ponto de véu: abrir a massa com as mãos e deixar bem fina sem rasgar. Na batedeira planetária é cerca de 5-6 minutos, manualmente 10-15 minutos. Durante a sova pode ser necessário mais farinha, mas pouco. A massa é úmida.
  6. Deixar a massa em forma de bola (bolear). Polvilhar a tigela e colocar a massa dentro. Cobrir com plástico e deixar fermentar por 35-40 minutos, depende da temperatura do dia.
  7. Depois de fermentada, retirar o gás amassando a massa. Abrir no formato de um retângulo de ~30x40cm.
  8. Distribuir sobre a massa a linguiça calabresa triturada (se usar salsinha e cebolinha mistura na linguiça), espalhe bem.
  9. Enrolar a massa como se fosse rocambole, mas pelo lado maior/comprido da massa. O cilindro deve ser comprido. Pode apertar bem para ter várias camadas.
  10. Ao terminar de enrolar, pinçar a cicatriz (a borda externa da massa). Se quiser aparar as pontas do cilindro para deixar com melhor acabamento.
  11. Cortar o cilindro ao meio no sentido do comprimento. A ponta onde começa o corte deve ficar unida e a ponta onde termina deve ficar solta.
  12. Girar a massa para expor o corte e mostrar o recheio. Para trançar alternar cada lado da massa unir as pontas finais.
  13. Transferir para uma fôrma retangular (~30x13cm) enfarinhada. Deixar fermentar por 30 minutos. Aquecer o forno a 180ºC.
  14. Assar o pão por 40-45 minutos a 180ºC.
  15. Retirar do forno e da fôrma.

Volte Sempre!

Não perca a oportunidade de aprender novas receitas, visite novamente o nosso blog, conheça nossas outras listas e aumente o seu repertorio na cozinha com pratos criativos e saborosos!

Add Comment