Para fazer pimenta de conserva em casa, o primeiro passo é limpar bem as pimentas, retirar os talos e deixar de parte as que estiverem machucadas ou não tão frescas.
Dica: Se a pimenta utilizada for grande, como a pimenta dedo-de-moça, aconselhamos a cortar em pedaços e retirar o excesso de sementes.
As pimentas menores podem ser usadas inteiras, sem o talo. Também pode usar diferentes variedades e cores de pimenta.
Em seguida coloque água para ferver e escalde as pimentas por 20 segundos. Retire e coloque em uma tigela com água gelada, para parar a cozedura.
À parte, prepare a calda da conserva levando ao fogo o vinagre, a cachaça e a água. Deixe ferver por 2 minutos, e desligue.
Dica: A cachaça irá intensificar o picante das pimentas.
Distribua as pimentas por frascos de vidro esterilizados, adicione a calda ainda quente até ao topo, e deixe esfriar. Depois tampe bem, de preferência com uma tampa de metal, e reserve em um local fresco e escuro por, no mínimo, 30 dias.
Após o tempo indicado, a pimenta em conserva pode ser usada em suas receitas!
Se quiser curtir a pimenta em óleo, espere os 30 dias indicados ou mais, depois retire do caldo, coloque em novos frascos de vidro esterilizados, cubra com óleo de girassol ou shoyu, e armazene do mesmo jeito por, no mínimo, mais 30 dias.
Dica: O caldo de vinagre pode ser usado para fazer molhos.
A pimenta em conserva no vinagre ou no óleo dura bastante tempo, mais de um ano. Para isso é importante fechar muito bem o frasco após cada utilização, e usar utensílios bem limpos. Não armazene na geladeira.
Você precisa fazer log in para comentar.
Não perca nenhuma receita nossa!
Um dos maiores websites de receita de todo o Brasil! O Guia da Culinária foi criado em 2019 e com foco em difundir culturas e os sabores de todo o Brasil!
© Guia da Culinária. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod | Hospedado com
Carregando suas receitas…
0