Receita de Canapés de polenta brustolada

Polenta é um prato trazido pelos imigrantes italianos que faz parte da alimentação diária da maioria das famílias das regiões colonizadas por italianos no Rio Grande do Sul. os canapés polenta brustolada consiste em “sapecar” a polenta em uma chapa muito quente para que forme uma casquinha por fora e continue macia por dentro.

Canapés de polenta brustolada

A polenta é uma das receitas mais versáteis, basta mudar o formato, o tamanho da porção e pronto, com os canapés de polenta brustolada você pode ter um prato principal para uma refeição em família ou quem sabe um aperitivo.

Ingredientes para a polenta brustolada com linguiça toscana:

  • 1 litro de água
  • 400g de farinha de milho (aprox)
  • Sal

Ingredientes para finalizar:

  • Queijo mussarela fatiado
  • Linguiça calabresa fininha
  • Tomilho fresco

Modo de fazer Polenta Brustolada com Linguiça toscana:

O mais importante desta receita é fazer tudo com calma, ela pode ser um pouco complicada na primeira tentativa então leia cada passo com atenção e se precisar chame alguém para ajudar. 

  1. Leve ao fogo uma panela com a água, adicione um pouco de sal, assim que a água ferver, comece a adicionar a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre com uma colher-de-pau e cuidando para não empelotar. Você deverá mexer por aproximadamente 40 minutos, ajuste o sal e assim que estiver pronta coloque em um refratário ligeiramente molhado, deixe esfriar. O ideal é refrigerar para que esteja totalmente firme na hora de cortar.
  2. Em uma frigideira coloque as linguiças cortadas com espessura de aproximadamente 5mm e um pouco de azeite de oliva, doure bem e reserve.
  3. Assim que a polenta estiver bem firme e fria, corte usando um cortador de aproximadamente 3cm de diâmetro, dessa forma você obterá formas cilíndricas, então fatie a polenta bem fininha. Leve para “brustolar” em uma chapa para polenta, caso não tenha essa chapa você pode fazer em uma frigideira bem quente, assim que formar uma casquinha seca por fora, vire a polenta para que fique igual nos dois lados.
  4. Retire a polenta da chapa/frigideira arrume em um prato e imediatamente coloque um pedaço de queijo cortado (um pouco menor que a polenta) sobre cada fatia, em seguida coloque uma rodela de linguiça, polvilhe tomilho e sirva em seguida.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak