Receita de Bolo de chocolate recheado para aniversário infantil

Ingredientes:

⦁ Para o bolo de chocolate:
⦁ 6 unidades de ⦁ ovos grandes (cerca de 390g)
⦁ 195 gramas de Açúcar (metade do peso dos ovos)
⦁ 155 gramas de Farinha de trigo
⦁ 40 gramas de ⦁ cacau em pó
⦁ Para o creme chantilly:
⦁ 400 mililitros de ⦁ creme de leitefresco e gelado
⦁ 100 gramas de Açúcar refinado ou de confeiteiro
⦁ Para a calda:
⦁ 50 mililitros de Água
⦁ 50 gramas de Açúcar
⦁ ½ colher de chá de Essência de baunilha
⦁ Para o ganache de chocolate:
⦁ 400 mililitros de creme de leite fresco
⦁ 250 gramas de ⦁ chocolate para derreter

Modo de preparo:

Antes de começar preparando esta receita de bolo de aniversário para criança tenha em conta que é importante pesar os ovos (claras e gemas), pois o açúcar deve ser metade do peso dos ovos, assim como a farinha e o cacau juntos devem corresponder a metade do peso dos ovos.

Comece preparando o bolo batendo o açúcar com os ovos por 2-3 minutos. Adicione a farinha e o cacau peneirados e misture delicadamente. Coloque em uma forma de bolo sem furo central, untada e enfarinhada, e leve ao forno a 180ºC por 25 minutos. Se tiver dúvidas no preparo confira esta receita de bolo de aniversário infantil decorado.

Para fazer a calda do bolo coloque para aquecer a água com o açúcar em uma panela. Quando ferver adicione a essência de baunilha e deixe ferver por mais 1 minuto. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Para rechear o bolo iremos usar creme chantilly. Para isso bata o creme de leite bem gelado com uma batedeira elétrica, até ficar cremoso. Adicione o açúcar peneirado pouco a pouco, à medida que bate subindo de velocidade. Seu creme chantilly estará pronto quando estiver bem consistente, como na fotografia. Reserve na geladeira.

Quando o bolo estiver frio, corte a meio para obter duas camadas. Se o topo do bolo estiver muito alto, corte um pouco, como na fotografia, para que fique mais plano.

Para rechear este bolo de aniversário infantil umedeça a metade de baixo do bolo com a calda e espalhe nela o creme chantilly.
Cubra o creme com a outra metade do bolo, centrando bem para que fique direito. O bolo está montando, só resta decorar!

Para fazer o ganache de chocolate esquente o creme de leite no microondas por 4-5 minutos, sem deixar ferver. Adicione o chocolate partido em pedaços e fique mexendo até derreter por completo. Deixe esfriar por 15-20 minutos, de forma a ficar mais consistente e assim ser mais fácil usar no bolo.

Depois do passo anterior adicione metade do ganache ao bolo, no topo e laterais, tentando distribuir de forma uniforme. Reserve na geladeira até o ganache endurecer, retire e adicione o restante do mesmo jeito.
Dica: Se você cortou um pedaço do topo do bolo, espere que o ganache fique mais consistente para adicionar nessa parte, caso contrário o bolo irá absorver o ganache.

Decore o bolo de chocolate recheado para aniversário infantil a gosto e reserve no frio até chegar o momento de servir. Meu sobrinho Martim adorou a certeza por isso tenho a certeza que este bolo fará sucesso em muitas outras festas de aniversário!

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak