Receita de Bolo de chocolate com recheio de suspiro

Ingredientes:

⦁ Para a massa de bolo:
⦁ 1½ xícaras de farinha de trigo (210 gramas)
⦁ 1½ xícaras de açúcar (240 gramas)
⦁ ¾ xícara de ⦁ manteiga amolecida
⦁ 1 xícara de ⦁ leite (240 mililitros)
⦁ 4 colheres de sopa de ⦁ cacau em pó
⦁ 2 unidades de ovo
⦁ 2 colheres de sopa de suco de limão
⦁ 1 colher de sopa de vinagre branco
⦁ 1 colher de chá de fermento para bolo
⦁ ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
⦁ Para os suspiros:
⦁ 2 unidades de clara de ovo gelada (ovo médio)
⦁ açúcar refinado
⦁ açúcar em pó
⦁ Para a ganache de chocolate:
⦁ 350 gramas de ⦁ chocolate em barra picado
⦁ 1 caixa de creme de leite
⦁ 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo:

Para fazer os suspiros pese as claras de ovo e, de acordo com o peso, separe a mesma medida em açúcar refinado e em açúcar em pó – ou seja, se as suas claras pesarem 80g, você terá de usar 80g de açúcar refinado e 80g de açúcar em pó. Bata as claras em neve até ficarem bem firmes.
Enquanto bate adicione às claras o açúcar refinado e depois o açúcar em pó. O resultado final deverá ser um merengue espesso, suave e muito brilhante. Quando terminar ligue o forno a 100ºC com calor apenas em baixo.
Coloque o merengue em um saco de confeitar com bico pitanga e faça montinhos em um tabuleiro de forno com papel manteiga ou untado com manteiga. Leve ao forno a 100ºC durante 1 hora ou até observar que os suspiros estão consistentes e ligeiramente quebrados. Depois retire e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Quando os suspiros estiverem assados é hora de preparar o delicioso bolo de chocolate úmido! Comece por misturar o suco de limão no leite e numa tigela misture a farinha com o cacau e o fermento.
Dica: Deixe o leite com suco de limão repousar até que comece se formando uma coalhada.
Numa outra tigela bata muito bem o açúcar e a manteiga, até virar um creme suave e esbranquiçado. Acrescente o ovo e volte a bater.
Dica: Bata estes ingredientes com a ajuda de uma batedeira elétrica, para que seja mais fácil e rápido.
Pouco a pouco adicione ao creme anterior a farinha peneirada alternando com o leite. Quando obtiver um creme suave e sem grumos misture num recipiente à parte o bicarbonato e o vinagre e adicione à massa do bolo, mexendo uma última vez.
Dica: O vinagre e o bicarbonato deverão criar uma efervescência quando misturados, se isso não acontecer significa que o bicarbonato está vencido.
Coloque a massa do bolo de chocolate úmido numa forma de bolo alta e sem buraco no meio, devidamente untada e enfarinhada, ou em duas formas de bolo com cerca de 20 cm. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40-45 minutos ou até quando um palito sair limpo depois de o espetar no centro do bolo.
Enquanto isso prepare o ganache de chocolate para o recheio e cobertura: pique o chocolate grosseiramente e coloque derretendo no microondas ou em banho-maria. Depois retire do banho-maria, acrescente o creme de leite em temperatura ambiente e a manteiga e misture muito bem.
Quando os suspiros estiverem esfriados parta em pedaços deixando alguns para decoração do bolo. Misture os suspiros quebrados com 1/3 da ganache de chocolate e esse será o recheio crocante do bolo de chocolate!
Dica: Ao partir os suspiros deixe alguns pedaços maiores para conferir mais textura ao recheio.
Finalmente, depois de assar o bolo retire-o do forno e deixe esfriar. Depois desenforme, corte ao meio e espalhe o recheio de ganache e suspiros. Cubra com a outra metade de bolo e espalhe a ganache de chocolate no topo e laterais, alisando bem com uma espátula. Reserve na geladeira por 30-40 minutos, ou até a ganache ficar durinha.
Dica: Não precisa de cortar o bolo ao meio se tiver separado a massa em duas formas. Reserve um pouco da ganache de chocolate para grudar os suspiros da decoração.
No momento de servir o bolo de chocolate com recheio de suspiro espalhe a ganache restante no topo e acrescente os suspiros que reservou para decoração. Está pronto! Espero que goste deste bolo incrível e que, quando preparar, suba foto do resultado final acompanhada da sua opinião.
Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20