Receita de Bolo de chocolate com farinha de arroz fofinho

Ingredientes:


⦁ 200 gramas de farinha de arroz
⦁ 1 colher de chá de fermento para bolo
⦁ 3 ovos
⦁ 250 gramas de ⦁ chocolate ao ⦁ leite ou meio amargo em barra
⦁ 1 iogurte natural sem açúcar (125 g)
⦁ 1 colher de sopa de estévia em pó
⦁ 125 gramas de ⦁ manteiga ou margarina
⦁ 60 mililitros de leite desnatado ou bebida vegetal

Modo de preparo:

Num recipiente que possa ir no microondas coloque o chocolate picado. Esquente no microondas em potência máxima por 30 segundos.
Retire para mexer e devolva por mais 30 segundos. Repita novamente se necessário até o chocolate ficar completamente derretido.

Dica: Se você estiver na dúvida sobre o recipiente que pode ir no microondas use uma tigela de plástico ou bowl de vidro temperado.
Adicione a manteiga e o leite no chocolate e misture bem até obter um creme.

Reserve essa mistura e, à parte, bata as claras de ovo em neve até ficarem firmes.
Dica: Para bater as claras mais facilmente adicione uma pitada de sal ou algumas gotas de limão antes de bater.
Bata as gemas de ovo com a estévia até obter um creme esbranquiçado. Para isso você pode usar a batedeira ou um batedor manual. Coloque o iogurte e a mistura de chocolate, manteiga e leite e mexa para misturar bem.
Junte a farinha de arroz peneirada com o fermento e misture até incorporar. Por fim coloque as claras batidas pouco a pouco e misture delicadamente, para não perder o ar. Ligue o forno nos 180ºC.
Dica: É importante ser paciente no momento de colocar as claras de ovo na massa, pois é o ar delas que deixa o bolo fofinho e crescido.
Unte com manteiga ou margarina uma forma de bolo e polvilhe nela farinha de arroz. Coloque a massa do bolo de farinha de arroz assando no forno a 180ºC por 35-40 minutos ou até passar no teste do palito.
Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20