Pimenta em conserva

Ingredientes:

  •  500 gramas de pimenta-malagueta ou de cheiro
  •  1 copo de vinagre branco, de arroz ou de maçã
  •  1 cálice de cachaça
  •  1 cálice de água

Modo de Preparo:

Para fazer pimenta de conserva em casa, o primeiro passo é limpar bem as pimentas, retirar os talos e deixar de parte as que estiverem machucadas ou não tão frescas.

Dica: Se a pimenta utilizada for grande, como a pimenta dedo-de-moça, aconselhamos a cortar em pedaços e retirar o excesso de sementes. 

As pimentas menores podem ser usadas inteiras, sem o talo. Também pode usar diferentes variedades e cores de pimenta.

Em seguida coloque água para ferver e escalde as pimentas por 20 segundos. Retire e coloque em uma tigela com água gelada, para parar a cozedura.

 À parte, prepare a calda da conserva levando ao fogo o vinagre, a cachaça e a água. Deixe ferver por 2 minutos, e desligue.

Dica: A cachaça irá intensificar o picante das pimentas.

Distribua as pimentas por frascos de vidro esterilizados, adicione a calda ainda quente até ao topo, e deixe esfriar. Depois tampe bem, de preferência com uma tampa de metal, e reserve em um local fresco e escuro por, no mínimo, 30 dias.

Após o tempo indicado, a pimenta em conserva pode ser usada em suas receitas!

Se quiser curtir a pimenta em óleo, espere os 30 dias indicados ou mais, depois retire do caldo, coloque em novos frascos de vidro esterilizados, cubra com óleo de girassol ou shoyu, e armazene do mesmo jeito por, no mínimo, mais 30 dias.

Dica: O caldo de vinagre pode ser usado para fazer molhos.

 A pimenta em conserva no vinagre ou no óleo dura bastante tempo, mais de um ano. Para isso é importante fechar muito bem o frasco após cada utilização, e usar utensílios bem limpos. Não armazene na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak