Panelada nordestina

Ingredientes:

⦁ ½ quilograma de bucho de boi limpo
⦁ ½ quilograma de tripa de boi limpa
⦁ 1 unidade de pata de boi
⦁ 1 colher de sopa de pimenta calabresa
⦁ 1 unidade de cebola grande picada
⦁ 2 unidades de tomate picado
⦁ 2 folhas de louro
⦁ 1 unidade de pimentão picado
⦁ 4 dentes de alho picados
⦁ 1 colher de sopa de colorau
⦁ 2 colheres de sopa de azeite de oliva
⦁ cheiro verde picado
⦁ pimenta do reino
⦁ sal

modo de preparo:

O primeiro passo da receita da panelada cearense é cortar o bucho, a tripas e a pata de boi em pedaços. Lave bem e tempere de sal.

Coloque as carnes em uma panela comum ou de pressão, cubra com água e acrescente as folhas de louro. Deixe cozinhar por 2 horas, ou até estas peças ficarem tenras e macias.

Após o tempo indicado, o passo seguinte desta receita de panelada nordestina é apagar o fogo e deixar esfriar por completo. Retire a gordura que se formou à superfície e reserve o caldo.

Numa outra panela grande em fogo médio, refogue a cebola até dourar. Depois acrescente os alhos e o pimentão, cozinhe um pouco sem deixar dourar, e acrescente o tomate.

Quando o tomate estiver desfazendo, é hora de acrescentar a calabresa cortada em rodelas, as carnes e o caldo do cozimento. Tempere com sal, pimenta do reino e colorau, e cozinhe até ferver.

Finalmente sirva a panelada nordestina polvilhada com o cheiro verde e acompanhada de arroz branco. Experimente este prato típico do Nordeste e nos diga o que achou. Bom apetite!
Dica: Este prato fica ainda melhor no dia seguinte, quando os sabores estiverem mais apurados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20