Ossobuco assado no forno

Ingredientes:

⦁ 4 ossobucos bovinos
⦁ 2 ramos de alecrim
⦁ 3 dentes de alho
⦁ 3 colheres de sopa de azeite de oliva
⦁ 1 cálice de vinho tinto
⦁ ½ xícara de farinha de trigo (70 gramas)
⦁ pimenta do reino
⦁ sal

modo de preparo:

Leve ao fogo baixo uma frigideira com o azeite, o alecrim e os alhos fatiados. Deixe por 1-2 minutos para aromatizar o azeite.
Dica: Se você quiser pode substituir o alecrim por salsinha, por exemplo.

Enquanto isso tempere os ossobucos de um lado e do outro com sal e pimenta. Coloque a farinha numa tigela e passe os ossobucos na farinha, pressionando levemente para ela grudar.

Suba o fogo da frigideira e frite os ossobucos de um lado e do outro até dourar – a este passo se chama ‘selar a carne’ e garante que o ossobuco fica macio depois de ir no forno.

Desligue o fogo e coloque os ossobucos numa assadeira. Coloque na frigideira o vinho tinto e, com ele, raspe os pedacinhos de carne grudados na frigideira, para libertar os sabores. Verta esse líquido sobre os ossobucos e cubra com papel alumínio.

Coloque o ossobuco assando no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos. Tire o papel alumínio e deixe por mais um pouco para dourar e terminar de assar.

O ossobuco assado no forno deverá ficar douradinho e macio
Dica: o tempo que os ossobucos demoram para assar depende do tamanho deles. Por isso, no fim de 45-50 minutos, pique a carne com um garfo para conferir se está pronta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak