Mousse de chocolate com frutas vermelhas

Ingredientes:

⦁ 100 gramas de chocolate meio amargo (usei com 72% de cacau)
⦁ 2 ovos
⦁ 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
⦁ 1 xícara de frutas vermelhas (usei congeladas)

modo de preparo:

Prepare a calda de frutas vermelhas colocando as frutinhas numa panela junto com o açúcar. Deixe no fogo médio para baixo por 10-15 minutos, mexendo de vez em quando.
Dica: Neste caso usei um mix de frutas vermelhas congeladas. Se você estiver usando frutas vermelhas frescas adicione 1 colher de sopa de água na panela.

Você saberá que a calda de frutas vermelhas caseira está no ponto quando as frutas “derreterem” e quando você conseguir ver o fundo da panela quando mexer com a colher. Desligue e deixe esfriar.

Agora prepare a mousse de chocolate simples: parta o chocolate em pedaços e coloque derretendo no microondas, em potência máxima, por 30 segundos. Retire, mexa e repita por mais 30 segundos.
Dica: Poderá ser necessário levar o chocolate ao microondas uma terceira vez até derreter por completo. Preste atenção para não deixar queimar.

Separe as gemas das claras e bata as claras de ovo até ficarem bem crescidas e firmes. Junte as gemas e bata até misturar.
Dica: Para fazer as claras subirem mais rápido adicione uma pitada de sal ou algumas gotas de suco de limão. Peneire as gemas de ovo para evitar o cheiro e gosto de ovo.

Coloque o chocolate derretido num bowl e misture nele 3-4 colheres de sopa da calda de frutas vermelhas (reserve o restante para a cobertura). Incorpore as claras pouco a pouco, misturando com uma espátula para deixar a mousse leve e areada.

Divida a mousse de chocolate por duas tacinhas e cubra com a restante calda de frutas vermelhas. Tampe com plástico filme e deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas.

No momento de servir sua mousse de chocolate com frutas vermelhas decore com algumas frutas vermelhas inteiras, raminho de hortelã, gotas de chocolate ou outro ingrediente ao seu gosto. Delicie-se e bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak