Molho holandês original

Ingredientes:

  •  150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  •  2 unidades de gema de ovo em temperatura ambiente
  •  1 unidade de limão
  •  pimenta do reino
  •  sal

Modo De Preparo:

Comece por reunir os ingredientes do molho holandês. 

O melhor tipo de manteiga para preparar este molho é a manteiga clarificada mas, seguindo os passos seguintes atentamente, a receita resultará com a manteiga comum sem sal.

Coloque a manteiga derretendo em fogo médio-baixo, para não ferver. Desligue quando estiver completamente derretida, e deixe esfriar até ficar morna.

Depois coloque as gemas em uma tigela em banho-maria no fogo baixo, tentando que a temperatura da tigela não ultrapasse os 50ºC. 

Isso quer dizer, que se mantenha apenas morna e não quente (caso contrário as gemas iriam coagular). 

Bata as gemas com um batedor de arames, para começar a emulsionar.

À medida que bate vigorosamente, adicione a manteiga as gemas muito lentamente e num fio fino e contínuo, para incorporar sem desandar.

Dica: Se a mistura ficar muito brilhante ou começar parecendo ovos mexidos, adicione algumas gotas de água fria, retire do fogo e bata vigorosamente até ficar lisa (poderá ser necessário passar por uma peneira).

Depois de adicionar a manteiga as gemas e a mistura ficar cremosa e homogênea, tempere com sal, pimenta e algumas gotas de limão, que ajudam a estabilizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20