Macaron delicioso especialmente para você

Macaron! Clássico, delicioso e temido por diversos confeiteiros. Aqui nós te …
15 de março de 2022

Como toda boa receita clássica, a origem do Macaron é incerta. Muitos reivindicam sua criação e até hoje, a França leva a melhor como berço da criação do macaron, apesar de algumas teorias afirmarem que o doce surgiu na Itália por meados do século 16.

Macaron delicioso especialmente para você
Imagem e Reprodução: Macaron | Freepik

A receita, originalmente, eram formados por biscoitinhos de amêndoas, disseminado na França após a Revolução Francesa por duas freiras irmãs. Apenas no século 20, Pierre Desfontaines desvendou o mistério e finalmente, colocou recheio entre os macarons.

Publicidade - OTZAds

Apesar de ser muito adorado em todo mundo, o macaron é considerado um doce temperamental, é preciso calma, paciência e destreza para fazê-lo. Por isso, preparamos essa receita com dicas que te guiam na construção desse doce tão desejado.

Ingredientes para seu macaron

Os ingredientes do macaron são super simples, nessa receita o que vai importar são os detalhes durante a construção do biscoito.

Publicidade - OTZAds
  • 200 gramas de açúcar refinado
  •  150 gramas de farinha de amêndoas
  •  130 gramas de clara de ovo (4 claras de ovos médios)
  •  90 gramas de açúcar impalpável ou açúcar de confeiteiro
  •  Corante alimentício de cor à sua escolha

Não esqueça de continuar acompanhando o Guia da Culinária para outras receitas deliciosas.

Modo de preparo

Essa é a parte complicada, mas fique tranquilo, basta seguir o passo a passo prestando atenção nas instruções que tudo saíra certo.

  1. O primeiro passo do preparo do macaron é fazer um merengue. Existem métodos diferentes para fazer o merengue. No caso dos macarons, aconselhamos fazer um merengue suíço ou um merengue francês.
  2. Merengue suíço: o mais indicado, porque fica mais consistente após bater. Esquente as claras de ovo e o açúcar refinado em banho-maria somente até o açúcar derreter (passe o dedo na mistura e, se não sentir os grãos de açúcar, está pronto). Retire do fogo e bata com a batedeira até ficar bem consistente e brilhante;
  3. Merengue francês: o mais fácil e prático, mas não aconselhado se o ambiente estiver muito quente. Coloque as claras de ovo e o açúcar refinado num bowl e bata com a batedeira até dissolver os grãos de açúcar e conseguir um merengue consistente e brilhante.
  4. Se quiser fazer macarons coloridos, adicione um pouco de corante alimentício no merengue e incorpore delicadamente com uma espátula ou batedor manual (fouet), até todo o merengue ficar tingido de forma homogênea.
  5. Aconselhamos usar corante alimentício em gel, porque é mais fácil de misturar. A quantidade depende da intensidade de cor que você quer, por isso vá adicionando aos poucos e misturando até chegar no tom certo.
  6. Em seguida peneire a farinha de amêndoas e o açúcar impalpável ou de confeiteiro, para obter uma mistura bem fina e sem pedaços de amêndoa nem grumos.
  7. Se estiver usando açúcar de confeiteiro, adicione aproximadamente 1 colher de chá de amido de milho (maisena) nele. Reserve o resíduo da amêndoa para usar noutras receitas.
  8. Misture o merengue com a farinha e açúcar bem delicadamente, do centro para as laterais do bowl, levantando ligeiramente a espátula ou fouet ao mesmo tempo que, com a outra mão, gira o bowl no sentido oposto. Isto é importante para não perder o volume do merengue e conseguir uma mistura suave e cremosa, como na foto.
  9. Não bata demasiado a mistura, para que a massa de macarons não fique líquida.
  10. Coloque a massa do macaron em um saco de confeiteiro com bico redondo e, num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, distribua pequenas porções da massa, formando discos afastados, como na foto.
  11. Bata levemente com o tabuleiro na bancada, para eliminar bolhinhas de ar, e deixe a massa repousar por 30 minutos antes de levar ao forno.
  12. Pré-aqueça o forno nos 150ºC. Quando estiver nessa temperatura, coloque os macarons assando por 10 a 15 minutos, ou até crescerem e ficarem consistentes. Na dúvida, abra o forno e toque com o dedo na crosta do macaron: ela deverá estar durinha e não ficar machucada com o toque.
  13. O tempo de forno pode variar, por isso vigie seus macarons a partir dos 10 minutos.
  14. Retire seu doce francês macaron do forno e deixe esfriar um pouco. Depois retire para uma grelha de resfriamento e deixe por 1 hora. Finalmente, recheie os macarons com um creme da sua preferência. 

Ufa, finalmente estão prontos! Agora é só saborear.

Publicidade - OTZAds

Esperamos que tenha gostado da receita! Que tal relaxar dessa complicada receita saboreando um Penne Arabbiata fácil de fazer? Confira agora clicando aqui.

Logo-guia-da-culinaria

Um dos maiores websites de receita de todo o Brasil! O Guia da Culinária foi criado em 2019 e com foco em difundir culturas e os sabores de todo o Brasil!

Grupo Reciperie


© Guia da Culinária. Todos os direitos reservados. Criado por AzarodHospedado com

Carregando suas receitas…

0