Lombo de porco com maçã

Ingredientes:

⦁ 1 quilograma de lombo de porco
⦁ 2 unidades de maçãs
⦁ 1 unidade de pimentão vermelho
⦁ 1 colher de sopa de Açúcar
⦁ 500 mililitros de Caldo de carne
⦁ 1 colher de sopa de Salsinha picada
⦁ 1 colher de chá de manteiga
⦁ 1 copo de vinho branco
⦁ 1 unidade de cebola roxa
⦁ 1 pitada de Pimenta do reino
⦁ 1 pitada de Sal
⦁ 1 pitada de Pasta de alho
⦁ 1 colher de chá de amido de milho(maisena)
⦁ 1 colher de chá de azeite de oliva
⦁ folha de louro e tomilho (opcional)

modo de preparo:

O primeiro passo para fazer esta receita é reunir todos os ingredientes. Não esqueça que o caldo de carne pode ser comprado já feito ou preparado em casa, seguindo a receita de caldo de carne.

Leve uma panela funda ao fogo médio e adicione uma colher de chá de azeite de oliva. Refogue a cebola e o pimentão cortados em pedaços grandes e adicione o sal, pasta de alho e pimenta do reino a gosto.

Cubra com o caldo de carne, um pouco de água e metade do vinho branco. À parte, hidrate o amido de milho e incorpore na panela junto com o açúcar. Cozinhe por 20 minutos, aproximadamente, ou até que o molho reduza para metade para que os sabores se concentrem.
Adicione a folha de louro e tomilho para dar mais sabor. Assim que o caldo base ficar pronto, passe pela peneira para coar os sólidos. Reserve.

Descasque e corte as maçãs em cubos médios. Coloque-as em uma panela com água a fogo médio e cozinhe até ficarem macias. Processe ou triture a maçã até obter um purê, junte o caldo da etapa anterior, a manteiga e misture bem. O molho deve ficar bem espesso.
Dica: Reserve meia maçã cortada em rodelas finas para a apresentação.

Coloque as fatias de maçã em uma frigideira a fogo médio, com uma pitada de açúcar e o vinho branco restante. Esse processo serve para caramelizar as maçãs usadas na decoração. Reserve.

Por fim, cozinhe a carne. Para isso, leve uma frigideira a fogo médio com um pouco de azeite de oliva. Tempere os medalhões de lombo de porco com sal e a pimenta do reino e cozinhe por alguns minutos dos dois lados até estarem feitos.

Sirva cada um dos medalhões de porco e cubra com o molho de maçã. Decore com as maçãs caramelizadas, polvilhe um pouco de salsinha fresca por cima e desfrute.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak