Lombo de porco caramelizado no forno

Ingredientes:

⦁ 500 gramas de lombo de porco
⦁ 200 mililitros de suco de laranja
⦁ 80 gramas de açúcar mascavo
⦁ 2 colheres de sopa de vinagre branco
⦁ 2 ramos de tomilho
⦁ óleo de girassol
⦁ pimenta do reino
⦁ sal

modo de preparo:

Para começar fazendo esta receita de lombo de porco caramelizado no forno o primeiro passo é reunir todos os ingredientes.

Comece por preparar a redução de laranja: em uma panela adicione o suco das laranjas, o vinagre e açúcar mascavo, misture muito bem até dissolver o açúcar e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.

Adicione os ramos de tomilho, baixe o fogo e cozinhe até obter uma consistência de molho ligeiramente espesso. Desligue o fogo, retire o tomilho e reserve.

O próximo passo desta receita de lombo de porco caramelizado no forno é temperar o lombo com sal e pimenta e selar em uma frigideira com um pouco de óleo quente.

Quando o lombo estiver dourado de todos os lados, coloque-o em um refratário e, com a ajuda de um pincel, espalhe nele a redução de laranja. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC durante 45 minutos.

Retire o lombo do forno, no mínimo 3 vezes, para adicionar mais um pouco da redução. Desta forma conseguirá que o lombo fique bem caramelizado e saboroso.

Assim que o lombo estiver caramelizado, deixe repousar por alguns minutos para que os sucos assentem. Corte o lombo de porco caramelizado no forno em rodelas grossas e espalhe mais um pouco da redução. Sirva acompanhado de arroz branco e salada fresca, bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20