Lombo ao molho de tamarindo

Ingredientes:

⦁ 1 quilograma de ⦁ lombo bovino
⦁ 1 unidade de ⦁ cebola branca
⦁ 1 copo de ⦁ vinho tinto
⦁ 1 colher de sopa de açúcar
⦁ 3 colheres de café de tamarindo
⦁ 1 colher de café de manteiga
⦁ 500 mililitros de caldo de carne
⦁ 1 colher de café de salsinha
⦁ 1 colher de café de ⦁ gengibre em pó
⦁ 1 pitada de pasta de alho
⦁ 1 colher de chá de óleo de girassol
⦁ 1 pitada de sal
⦁ 1 pitada de pimenta do reino
⦁ 1 colher de chá de maisena

modo de preparo:

O primeiro passo para fazer esta receita de carne com tamarindo é reunir e preparar os ingredientes – corte o lombo em medalhões.

Prepare o tamarindo: descasque e retire o máximo de filamentos que conseguir. Coloque a polpa em um recipiente junto com 2 xícaras de água quente, e reserve por 15 minutos, para hidratar. Depois separe a polpa do tamarindo das sementes, esfregando-as em uma paneira.

Após o passo anterior, comece preparando o molho da carne: leve ao fogo médio uma panela com o óleo e refogue a cebola cortada em pedaços e temperada com sal, pimenta e pasta de alho.

Quando a cebola estiver macia, acrescente o açúcar, misture e deixe caramelizar levemente.

O passo seguinte deste molho de tamarindo é acrescentar à panela o caldo de carne caseiro ou industrializado, o gengibre, o vinho, a maisena e a polpa de tamarindo. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, ou até que o líquido reduza a metade.

Após o passo anterior, passe o líquido por uma peneira e leve ao fogo médio, na mesma panela. Acrescente a manteiga e deixe reduzir por mais alguns minutos, até que fique espesso ao seu gosto. Se necessário, corrija o sabor com mais sal e pimenta.

Enquanto isso, tempere a carne com sal e pimenta e cozinhe em uma frigideira em fogo médio com um pouco de óleo. Cozinhe a carne de um lado e do outro, até ficar ao seu gosto.
Dica: Se gostar da carne bem passada, tampe a frigideira depois de dourar a carne de ambos os lados e deixe ficar por mais alguns minutos.

Quando o molho e a carne estiverem prontos ao seu gosto, está na hora de servir! Desfrute desta receita de lombo ao molho de tamarindo acompanhando com por exemplo, arroz branco ou batatas gratinadas.

Comments (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak