Lombinho de porco com chutney de maçã

Ingredientes:

⦁ 1 unidade de lombinho de porco
⦁ 2 colheres de sopa de ⦁ manteigasem sal ou margarina
⦁ tomilho fresco ou seco
⦁ pimenta do reino
⦁ sal
⦁ Para o chutney de maçã:
⦁ 2 unidades de maçã
⦁ 1 unidade de ⦁ cebola pequena
⦁ ½ unidade de ⦁ laranja (suco e raspa)
⦁ 70 mililitros de vinagre de ⦁ vinhobranco ou de maçã
⦁ 2 colheres de sopa de azeite de oliva
⦁ 1 colher de chá de canela em pó

modo de preparo:

Para fazer esta receita de lombinho de porco, comece por preparar o chutney: pique a cebola e leve a refogar no azeite. Quando estiver transparente, acrescente a canela e o gengibre, misture e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos em fogo baixo.
Dica: Se quiser, neste passo pode acrescentar também cominhos, cardomomo e alguma especiaria picante.

Em seguida adicione o açúcar, misture e deixe derreter. Junte o vinagre, o suco de laranja e a raspa e espere ferver para, depois, acrescentar as maçãs descascadas e cortadas em cubos.
Dica: Não se preocupe se o açúcar caramelizar, apenas garanta que não queima.

Tampe e cozinhe o chutney de maçã por 10-15 minutos em fogo médio-baixo, ou até a maçã ficar macia. Depois destampe, cozinhe até engrossar a gosto, e desligue o fogo.

Com o chutney pronto, prepare a carne: tempere com sal, pimenta e tomilho. Leve ao fogo médio-alto uma frigideira com a manteiga ou margarina, espere derreter e frite a carne de todos os lados, até ficar douradinha.
Dica: A este passo se chama selar, e consiste em cozinhar a carne por fora, deixando-a tenra e suculenta no interior.

Após o passo anterior, transfira a carne para uma assadeira untada, cubra com o chutney, e leve a assar no forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos.

Seu lombinho de porco com chutney de maçã está pronto! Neste caso acompanhei com purê de batata e salada de alface e tomate cereja. Experimente esta receita rica em sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20