Iogurte grego caseiro e cremoso

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral
  • 1 colher de sopa de iogurte natural não açucarado

Modo de preparo:

Preparar iogurte grego natural caseiroé muito simples: primeiramente esquente o leiteno fogo médio sem deixar ferver – desligue quando observar que, nas beiradas, ele começa formando bolinhas da fervedura. Mexa de vez em quando para evitar a formação de nata.
Dica: Se você tiver um termômetro culinário, meça a temperatura: o leite deve atingir 90ºC, não mais que isso.

Retire o leite para uma vasilha e mexa até amornar. Depois coloque 1 colher de sopa de iogurte natural sem açúcar e mexa até dissolver.
Dica: Nesta etapa o leite deve esfriar até chegar nos 45-35ºC. Para saber se o leite está na temperatura ideal, mergulhe seu dedo indicador no leite: você deverá conseguir contar até 10 sem sentir dor.

Para solidificar o iogurte caseiro natural é necessário manter a temperatura morna durante algumas horas. Para isso tampe a vasilha e embrulhe ela com um pano grosso ou cobertor. Reserve em um lugar ameno e sem correntes de ar durante 8 a 12 horas.

Após esse tempo, desembrulhe a vasilha e comprove que o seu iogurte está pronto! Apesar de poder ser consumido na hora, ele não está espesso como um iogurte grego. Para saber como fazer iogurte natural caseiro consistente continue acompanhando esta receita.

Para fazer iogurte caseiro grego você precisa filtrar o soro do iogurte (a parte líquida). Por isso coloque uma peneira sobre uma tigela funda, como na foto.
Dica: Tanto a peneira como a tigela deverão ser grandes o suficiente para acomodar todo o iogurte do passo anterior. Se você não tiver peneiras grandes, pode usar duas menores e duas tigelas.

Cubra a peneira com um pano prato e verta sobre ela o iogurte, como na foto. Tampe com um prato e reserve na geladeira por 2 horas ou um pouco mais.
Dica: Quanto mais tempo o iogurte repousar mais soro de leite irá escorrer e, com isso, mais consistente se tornará. Por isso deixe o iogurte escorrer até ficar na consistência ao seu gosto.

Após o tempo indicado, você poderá observar que a quantidade de iogurte diminuiu e que foi obtido muito soro de leite. Esse líquido é muito rico em nutrientes, use-o no preparo destas receitas com soro de leite:

Está pronto seu iogurte grego natural caseiro! Com a ajuda de uma colher retire todo o iogurte do pano e consuma em seguida ou coloque em potes de vidro esterilizados, secos e bem fechados.

Agora você sabe como fazer iogurte grego caseiro! Reserve na geladeira por até 10 dias e consuma puro ou use no preparo de receitas com iogurte grego e bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20