Doce de goiaba em calda caseiro

Ingredientes:

  •  ½ quilograma de goiaba
  •  500 gramas de açúcar
  •  ½ limão (raspa)
  •  7 cravinhos
  •  450 mililitros de água

Modo de Preparo:

Comece por descascar as goiabas usando uma faca ou descascador.

Em seguida corte as goiabas ao meio e retire a polpa e as sementes com uma colher, cuidando para não romper as casquinhas.

Esmague a polpa da goiaba com um garfo ou bata no liquidificador, para que fique em purê. Depois passe por um coador, para filtrar as sementes.

Agora começamos cozinhando o doce de goiaba em calda caseiro! Coloque a polpa numa panela junto com os restantes ingredientes: o açúcar, a água, a raspa de limão e os cravinhos. Leve ao fogo alto.

Dica: Reserve o suco de limão para acrescentar no final do preparo desta receita.

Deixe o doce cozinhar até ferver. Nesse momento conte 5 minutos fervendo e baixe o fogo.

Só nesse momento você acrescenta as casquinhas de goiaba. Deixe cozinhar na calda até ficarem macias, o que demora cerca de 45 minutos.

Dica: De vez em quando mexa o doce de goiaba, com cuidado para não quebrar as casquinhas.

Você saberá que as casquinhas de goiaba estão prontas quando estiverem macias, mas sem desmanchar, e com uma coloração mais avermelhada. A calda deve pingar em forma de fio, ela não ficará espessa como caramelo. Acrescente o suco de limão, misture e desligue o fogo.

Quando o doce estiver pronto retire os cravinhos e a raspa de limão, transfira para uma tigela e deixe esfriar antes de reservar na geladeira.

Se você preferir pode colocar o doce em frascos de vidro esterilizados, nesse caso não precisa esperar esfriar.

Está pronto seu doce de goiaba em calda caseiro! Sirva com torradinhas e ricota (a combinação é simplesmente perfeita!).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20