Coalhada cremosa

Ingredientes:

  • 2 litros de leite
  • 2 unidades de iogurte natural integral (à temperatura ambiente)
  • 4 colheres de sopa de leite em pó integral

Modo de preparo:

O primeiro passo da receita da coalhada consiste em levar o leite ao fogo médio para ferver. Quando isso acontecer, desligue.

Deixe o leite amornar até aos 36-37ºC. Se você não tiver forma de medir a temperatura, faça do seguinte jeito: afunde seu dedo indicador no leite e conte até dez, se o calor for suportável é porque o leite se encontra na temperatura ideal.

Numa tigela misture o leite em pó com os iogurtes até conseguir uma consistência homogênea de creme. Adicione ao leite morno e mexa bem para envolver.

Verta a coalhada ainda morna para um recipiente (de preferência de vidro) e tampe com a própria tampa ou com um pano de prato. Envolva em toalha, mais panos de prato ou sacos de plástico, de forma a manter a temperatura, e guarde no forno desligado.

Deixe descansar por 8 a 12 horas. Você saberá que a coalhada está pronta quando se apresentar consistente como um iogurte. Se existir líquido (soro) e você quiser coalhada seca, coloque-a em um pano de prato e deixe o líquido escorrendo durante 5 a 6 horas na geladeira.

Consuma sua coalhada caseira como iogurte, em cafés da manhã e lanches, ou usando-a no preparo de molhos. Guarde na geladeira durante, no máximo, 1 semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak