Carne de sol

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne de sol (contra filé, alcatra, coxão duro, etc)
  • 2 litros de leite
  • 3 colheres de sopa de manteiga de garrafa ou manteiga comum
  • 3 dentes de alho


Modo de preparo:


A carne de sol é uma carne que passou por um processo de cura pelo efeito do sal e da exposição à luz solar. Por essa razão é necessário saber como tirar o sal da carne de sol, de forma a poder consumi-la de um jeito gostoso.

Mas como dessalgar carne de sol? Comece por lavar muito bem a peça de carne em água corrente. Depois coloque a carne em uma vasilha com 2 litros de leite e deixe repousar por 2-3 horas. O leite ajuda a amaciar as fibras da carne e a suavizar o sabor. Após esse tempo retire a carne e seque com papel toalha.

Agora você pode cozinhar a carne de sol da forma que mais gostar! Nossa sugestão, segundo a tradição nordestina, é leve ao fogo uma frigideira o alho cortado em rodelas e a manteiga de garrafa.


Frite a carne de sol até que fique ligeiramente dourada por fora e ainda rosada e macia no interior. Devido ao processo de cura pelo qual a carne de sol passou ela já se encontra pré-cozida por isso, quanto mais você cozinhar a carne de sol na frigideira, mais dura ela ficará.
Sirva sua receita de carne de sol acompanhada de mandioca, queijo coalho assado, farofa, feijão de corda, arroz ou banana frita. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak