Bala de coco gelada

Ingredientes:

  •  1 quilograma de açúcar refinado
  •  ½ quilograma de coco ralado (fresco ou seco)
  •  200 mililitros de leite de coco (1 vidro)
  •  200 mililitros de água
  •  1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre de maçã (opcional)

Modo de Preparo:

Em uma panela misture o açúcar com o leite de coco, a água e o suco de limão ou vinagre até dissolver os grãos de açúcar. Leve ao fogo médio e espere ferver sem mexer, para não açucarar.

Dica: O suco de limão e o vinagre ajudam a conservar a bala de coco por mais tempo.

Deixe essa calda da bala gelada de coco ferver por 15 minutos ou até virar uma calda grossa. Para saber se a calda está no ponto pegue um pouco com uma colher, coloque em um copo com água, forme uma bolinha com os dedos e coloque em um prato: se der um estalo é porque está pronta e pode desligar o fogo.

Dica: Se você tiver um termômetro de cozinha use-o para conferir a temperatura ideal da calda: quando atingir os 125ºC pode desligar o fogo.

Despeje a calda da bala de coco gelada sobre uma superfície lisa e untada (o ideal é colocar em bancada ou pia de granito ou mármore). Deixe ficar até esfriar o suficiente para manusear e depois comece virando as bordas da calda para dentro.

Com as mãos untadas fique puxando e torcendo essa massa da bala em forma de cilindro até ficar opaca e durinha.

Dica: Se a calda quebrar quando colocada na bancada é porque passou do ponto.

Forme rolinhos com a massa da bala de coco e coloque sobre a bancada ou pia. Seguidamente corte em porções, como se fosse nhoque, usando uma faca ou tesoura untada e passe no coco ralado. Deixe esfriar em um prato ou tabuleiro.

Coloque a bala de coco gelada em um pote ou caixa com tampa e reserve na geladeira por 24 horas antes de servir. Está prontinha e é só se deliciar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo Media Z desenvolvido por Vedrak