Babka de chocolate

Ingredientes:

  •  530 gramas de farinha de trigo
  •  80 gramas de açúcar (½ xícara)
  •  120 mililitros de água morna ou leite
  •  3 ovos médios
  •  5 gramas de fermento biológico seco ou 15 g de fermento biológico fresco
  •  1 colher de café de sal
  •  150 gramas de manteiga amolecida

Para o recheio:

  •  110 gramas de manteiga
  •  100 gramas de chocolate amargo
  •  50 gramas de cacau em pó
  •  50 gramas de açúcar de confeiteiro
  •  1 punhado de nozes moídas (opcional)

Modo de Preparo:

Numa tigela coloque os ingredientes secos da massa: a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Adicione a água ou leite e os ovos e, à parte, derreta a manteiga.

Dica: Peneire a farinha para evitar grumos.

Amasse os ingredientes da tigela com as mãos ou com uma batedeira, misturando muito bem até obter uma massa. Junte a manteiga, fique amassando por mais 1-2 minutos e reserve por 12-15 minutos.

Repita o procedimento de amassar por 1-2 minutos e deixar descansar por 12-15 minutos mais duas vezes – isso é necessário para obter uma massa de babka lisa e elástica.

Quando a massa estiver com a consistência desejada, modele em forma de bola e coloque numa tigela untada. Cubra com um pano e reserve até dobrar de volume.

Dica: Reserve a massa num local ameno ou forno, como no interior do forno desligado após aquecer ligeiramente.

Enquanto isso prepare o recheio de chocolate da babka: derreta a manteiga no fogo baixo, adicione o chocolate picado e misture até derreter. Acrescente o açúcar de confeiteiro e o cacau, misture muito bem e retire do fogo.

Quando a massa estiver crescida, polvilhe farinha numa superfície de trabalho e coloque a massa nela. Separe a massa em duas metades, para preparar dois babkas.

Dica: Se você quiser preparar apenas um babka, pode congelar a outra metade de massa.

Abra a massa com os dedos até obter um retângulo e, depois, alise com um rolo de massa. A espessura deve ser de, aproximadamente, 1 cm e o tamanho do retângulo deverá ser de 28 x 38 cm.

Dica: Se a massa estiver dura no momento de abrir, reserve por 5 minutos. Prepare a outra metade de massa do mesmo jeito.

Espalhe o recheio de chocolate sobre a massa, deixando uma pequena margem até às bordas. Neste momento, se você quiser, pode também adicionar nozes picadas.

Em seguida comece enrolando a massa da babka pelo lado mais largo do retângulo. Quando terminar de enrolar, umedeça a massa com um pouco de água e pressione, para fechar bem e evitar que abra.

Com uma faca afiada corte o rolinho de massa em duas metades, no sentido do comprimento.

Coloque uma das metades de massa sobre a outra, una uma das pontas e comece trançando para conseguir uma babka tradicional.

Com cuidado coloque esta rosca de chocolate numa forma untada. Bata uma gema de ovo e pincele a trança com ela, para que fique brilhosa após assar. Cubra a forma com um pano úmido e deixe a massa crescer até dobrar novamente de tamanho.

Finalmente coloque a babka de chocolate assando no forno preaquecido a 180ºC e durante 30-40 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grelha ou rede e está pronta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20