Ambrosia gaúcha

Ingredientes:

  •  6 unidades de ovo em temperatura ambiente
  •  1 litro de leite (de preferência fresco ou integral)
  •  250 mililitros de água
  •  500 gramas de açúcar
  •  1 unidade de limão pequeno
  •  3 unidades de cravinhos
  •  1 pau de canela

Modo de Preparo:

O primeiro passo da ambrosia gaúcha é preparar uma calda de açúcar. Para isso leve ao fogo baixo 1 xícara da medida de açúcar e, quando derreter, junte a água aos poucos. Quando ferver, desligue o fogo e reserve.

Em seguida leve ao fogo uma panela grande com o suco de limão e o leite. Assim que começar fervendo, o leite irá talhar por ação do ácido do limão, mas é isso mesmo que se pretende. Quando se formarem grumos, como na fotografia, adicione os ovos batidos e misture delicadamente.

Dica: É preferível usar leite fresco nesta receita, aquele que é vendido em saquinhos de plástico nos mercados, pois talha mais facilmente.

Acrescente à mistura de ambrosia gaúcha o açúcar restante, cuidadosamente para não desfazer os grumos. Quando ferver novamente, adicione a calda de açúcar, os cravos e o pau de canela e misture. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1h30, sem mexer.

Quando a ambrosia gaúcha estiver bem talhada, escura e com aspecto de cozida, desligue o fogo, retire o pau de canela e os cravinhos e deixe esfriar. Em seguida reserve na geladeira e sirva gelada. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia da Culinária

O Guia da Culinária foi criado em junho de 2019 para suprir uma demanda de receitas fáceis de serem preparadas, com poucos ingredientes e de baixo custo, além de é claro, a necessidade de um super blog com as melhores dicas para melhorar o seu desempenho na cozinha.
Este é um site do grupo B20